2009-07-21 06:58:38
Uma dieta rica em legumes, nozes e peixes, mas com uma baixa quantidade de produtos lácteos e carnes com alto teor de gordura, pode ajudar a proteger contra a doença de Alzheimer, dizem pesquisadores.
Indivíduos idosos que mantinham esse padrão alimentar, apresentaram uma redução de 42% no risco relativo de desenvolver a doença de Alzheimer, diz a Dra. Yian Gu, da Universidade de Columbia (Estados Unidos). Os pesquisadores avaliaram sete nutrientes alimentares relacionados com a doença de Alzheimer: gorduras saturadas, gorduras monoinsaturadas , ácidos graxos omega-3, ácidos graxos omega-6, vitamina E, vitamina B12 e folato.
Um total de 2.136 pacientes idosos saudáveis e provenientes da cidade de Nova York (Estados Unidos), forneceram dados sobre os seus hábitos alimentares.Todos os participantes foram avaliados do ponto de vista neurológico e neuropsicológico. Um total de 251 pacientes desenvolveram a doença de Alzheimer ao longo dos quatro anos de seguimento clínico.
Após uma análise estatística detalhada, os pesquisadores descobriram que uma dieta rica em gorduras do tipo omega-3, omega-6, folato e vitamina E, mas com um baixo teor em gordura saturada e vitamina B12, foi fortemente associada a um risco menor de desenvolvimento da doença de Alzheimer.
A Dra. Gu disse que a descoberta relativa a vitamina B12 foi "surpreendente", uma vez que a deficiência deste nutriente está associada com risco de demência. No entanto, uma importante fonte alimentar da vitamina B12 é a carne, que é também apresenta uma grande concentração de gorduras saturadas, disse ela.
Fonte:American Academy of Neurology Meeting(2009).
www.portaldocoracao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário