segunda-feira, 14 de julho de 2014

 Os benefícios de dormir a sesta

Uma recente investigação desenvolvida nos Estados Unidos da América conclui que, nas crianças em idade pré-escolar, dormir a sesta durante a tarde pode melhorar a sua capacidade de aprendizagem e de memória.
Num estudo comparativo, as investigadoras compreenderam que as crianças que dormiram uma sesta apresentaram melhor desempenho e sucesso em actividades de sequência visual e espacial, do que aquelas que não dormiram a sesta.
baby-feetComo se realizou esta investigação?
As autoras do estudo ensinaram a 40 crianças em idade pré-escolar um jogo de memória, no qual cada criança observava uma grelha de imagens, tendo como objectivo lembrar-se em que posição estava cada imagem observada. Para compreenderem se existiriam diferenças significativas ou não, após o efeito da sesta, as investigadoras levaram a cabo dois testes: um primeiro, no qual todas as crianças realizaram este jogo após a sua sesta; um segundo teste, no qual todos os participantes realizaram a actividade mas sem terem dormido a sesta. Nos dias seguintes aos testes, a experiência foi repetida de modo a perceber o efeito da sesta no desempenho e sucesso da tarefa.
As conclusões foram claras: a maioria das crianças que esqueciam a posição das imagens no jogo não havia dormido durante a tarde; ao invés, as que dormiram a sua sesta alcançaram maior sucesso na actividade, lembrando-se mais das posições das imagens, quer nos dias seguintes como no momento logo após a sesta.
Assim, com os resultados deste estudo, parece não restar dúvida: dormir a sesta poderá ajudar os nossos mais pequeninos a desenvolver uma melhor capacidade de aprendizagem e a aumentar a sua capacidade de memória. Tal como indicaram as investigadoras, as crianças devem ter a oportunidade de dormir a sesta, bem como devem ser incentivadas a fazê-lo, num ambiente tranquilo e adequado que lhes encoraje a dormir descansadamente.
Andreia Cavaca



Fonte: Boas Notícias

Nenhum comentário: